DIA MUNDIAL DA LIMPEZA, A MAIOR AÇÃO CÍVICA DO PLANETA. BORA PARTICIPAR?

5d5ef2283dfb8.png

21 DE SETEMBRO É O #DiaMundialDaLimpeza, a maior ação cívica do planeta. Ou seja, uma ação realizada pelos cidadãos em prol do bem comum.

 A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia, país ao norte da Europa, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. O mutirão reduziu em 75% o lixo jogado nas ruas de lá.

 O exemplo serviu de inspiração para muitos. Agora já são mais de 150 países, com milhões de voluntários engajados em defesa da mudança de consciência para o descarte correto dos resíduos.

 #LIMPABRASIL

Cerca de 600 municípios brasileiros aderiram à iniciativa neste ano.

O número é praticamente o dobro da primeira edição, quando a ação foi realizada em 363 cidades do país. Em 2018, 100 mil voluntários foram engajados na atividade que retirou 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

Edilainne Muniz, coordenadora do Limpa Brasil, uma das entidades responsáveis pela ação nacional, enfatiza que sair às ruas e limpar nossas cidades é um exercício prático de cidadania.

"Mais do que isso podemos verdadeiramente entender melhor nosso papel quanto ao cuidado e a preservação do meio ambiente."

O vereador Xexéu Tripoli, autor da Lei do Canudo e do Projeto de Lei para banir o plástico de uso único em estabelecimentos de São Paulo, e reduzir a quantidade de lixo gerada na cidade, enfatiza a ação:

“Precisamos olhar para o lixo que geramos e dar um destino correto aos resíduos. O aterro de São Paulo está prestes a exaurir. E nossos caminhões de coleta seletiva circulam vazios pelas cidades, porque a separação ainda não é realizada nas casas e estabelecimentos. Enquanto isso, bueiros estão entupidos de lixo, causando enchentes e transtornos. Participando do Dia Mundial da Limpeza, vamos entender melhor o conceito que o lixo não desaparece, ele só muda de lugar.”

Assim como o problema, a solução também é de responsabilidade compartilhada entre estado, setor privado e sociedade.

Faça parte, busque aqui uma ação perto de você na cidade de São Paulo e chame os amigos. http://iniciativa.limpabrasil.org/searcheventaction?StateOrProvinceId=27&DistrictId=3832&query=

#ReciclaSampa é o programa de Metas de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da cidade de São Paulo. Visite o site reciclasampa.com.br e veja como colaborar com a reciclagem do município.

#ReciclaSampa é o programa de Metas de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da cidade de São Paulo. Visite o site reciclasampa.com.br e veja como colaborar com a reciclagem do município.

Fonte: Shelomon Comunicação