CHEGA DE JAULA EM PLENO SÉC. XXI _ Projeto de Lei 30/2019

Todos os animais vertebrados - mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes – e alguns moluscos – polvos e lulas – são classificados como sencientes.

A senciência é a capacidade de vivenciar sentimentos como alegria, tristeza, prazer, frustração, raiva, dor, etc.
 
O vereador Reginaldo Tripoli, o Xexéu, protocolou o Projeto de Lei 30/2019, que veta a abertura de novos aquários e zoológicos na cidade de São Paulo, entre outras diretrizes, por diversas razões.

“Não queremos o fechamento do zoológico de São Paulo, que apesar  do formato obsoleto de exposição, presta um serviço de apoio ao receber animais resgatados impossibilitados de soltura. Queremos uma transição para um novo modelo, com mais tecnologia, instrumentos de educação ambiental mais eficientes e, principalmente, sem sofrimento animal”, explica o vereador.

enviar_zoo.png


A situação geral dos zoológicos brasileiros está muito aquém do ideal. São muitos, espalhados pelo país, com denúncias de desnutrição e maus-tratos animais, superlotação, falta de espaço, problemas de infraestrutura e outras irregularidade Não queremos isso na maior cidade do Brasil. E podemos compartilhar modelos mais inteligentes com o restante do país.

E o que dizer de animais exóticos que vivem em climas completamente diferentes de seu habitat natural? Um aquário em São Paulo abriga dois urso polares, sendo um deles capturado na natureza pelo país de origem.

Nenhum aquário ou zoológico será grande o suficiente para animais de qualquer grandeza. 

Ademais, a reprodução de espécies exóticas, como girafas e leões, ou até mesmo de espécies nativas, com o simples intuito de perpetuar o cativeiro, não faz sentido. 
 
Um programa sério de preservação deve estar atrelado, obrigatoriamente, à soltura de indivíduos. 
 
E, se por alguma razão, o animal é impossibilitado de soltura, esse merece passar o resto de seus dias em um lugar em que possa ter apoio e tranquilidade, longe do estresse e do barulho causado pela visitação das pessoas. 
 
Temos tecnologia disponível para prover uma experiência muito mais enriquecedora e educativa para as nossas crianças, como por meio de realidade virtual e dos recursos digitais

Precisamos acelerar a transição dos antigos modelos de zoológicos e aquários para outro mais moderno, que seja um instrumento autêntico de educação ambiental e defesa animal. 
 

Você está convidado a ver o zoológico sob uma nova perspectiva.
Leia abaixo, na íntegra, o Projeto de Lei 30/2019.