OUTUBRO ROSA
Você sabia que cadelas e gatas também podem desenvolver câncer de mama?

Você sabia que cadelas e gatas também podem desenvolver câncer de mama? 

O câncer de mama é uma doença de difícil tratamento nesses animais, sendo comumente necessária a remoção de toda a cadeia mamária. A doença também pode se manifestar em machos, mas com baixa prevalência. 

Cadelas 

As cadelas têm, em média, cinco pares de glândulas mamárias, variando de quatro a seis pares. O tumor mamário é o tumor mais comum em cadelas, e cerca de metade deles é maligno. O câncer de mama é mais comum em cadelas não castradas acima de cinco anos, normalmente se manifestando ao redor de 10 anos de idade. 

A forma mais efetiva de prevenção é a castração, especialmente antes do primeiro cio. Em cadelas, a incidência de tumor de mama é de 0,5% com a castração antes do primeiro cio, 8% após o primeiro ciclo estral e 26% após dois ou mais ciclos. 

Gatas 

As gatas têm quatro pares de glândulas mamárias. O câncer de mama é o terceiro câncer mais comum nesses animais. Em gatas, 85% dos nódulos mamários são malignos. 

A forma mais efetiva de prevenção é a castração, especialmente antes do primeiro cio. A incidência dos tumores mamários é reduzida em 91% em gatas castradas antes dos seis meses de vida e em 85% nas castradas antes de um ano de vida. 

Cuidados 

A vigilância deve ser permanente, especialmente em fêmeas não castradas, que têm grande predisposição para o desenvolvimento do câncer de mama. A qualquer sinal de formação de nódulos ou feridas que não cicatrizam na região mamária, assim como algum tipo de secreção nas mamas, os animais devem ser levados ao veterinário o mais rápido possível. 

Além disso, evite o uso de contraceptivos hormonais em cadelas ou gatas, pois aumentam significativamente a incidência da doença. 

O tratamento é difícil e comumente envolve a mastectomia completa, seguida ou não de quimioterapia. Pode ocorrer metástase para linfonodos e pulmões, principalmente. Após a cirurgia, 58% das cadelas e 66% das gatas apresentam recidiva. 

Não arrisque, previna o câncer de mama e castre seu animal o mais cedo possível! 

A castração tem diversos efeitos benéficos e é essencial para promover o bem-estar de cães e gatos. Pratique a guarda responsável e castre seu animal. 

OUTUBRO ROSA