main-banner-webpage3.jpg

OBRIGAÇÕES DE QUEM TEM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

REGISTRO GERAL ANIMAL (RGA) O RG DOS ANIMAIS

Emitir o RGA para seu animal é importante e facilita a localização caso ele fuja, se perca, ou seja roubado. 

O documento é obrigatório para cães e gatos, de acordo com a Lei Municipal 13.131/01, e pode ser feito na DVZ (Divisão de Vigilância de Zoonoses), algumas Unidades de Vigilância em Saúde (UVIs), ou estabelecimentos conveniados à Prefeitura.

DICA: É imprescindível que você mantenha a medalhinha do RGA sempre na coleira do animal.

RGA-COLEIRA.jpg

500x-Microchips.jpg
leitormicrochip.jpg

CASTRAÇÃO E MICROCHIP

Sempre que adotar ou comprar um pet na cidade de São Paulo, além do RGA, exija que ele venha castrado e com microchip, conforme previsto na Lei Municipal 14.483/07. 

A microchipagem é um processo simples e rápido, em que um microchip é alocado sob a pele do animal. Isso garante mais segurança e rastreabilidade em caso de perda ou roubo.

Já a castração é muito importante para manter a saúde e bem estar de cães e gatos, além de ajudar na prevenção de doenças e controle populacional.

DICA: A castração previne diferentes tipos de câncer.

Nas fêmeas é essencial para evitar o aparecimento de câncer de mama, além de impedir o desenvolvimento da piometra, infecção comum no útero, que pode levar à morte. Já nos machos auxilia na prevenção do câncer de próstata.


CUIDADOS DIÁRIOS

A alimentação, saúde, higiene e bem-estar do animal são de total responsabilidade do seu tutor, conforme a Lei Municipal 13.131/01. 

Consulte um veterinário para saber qual alimentação mais adequada ao seu pet, além de cuidados específicos, como dietas restritivas, tratamentos à base de medicação via oral ou tópica, sempre de acordo com a necessidade do animal.

ALERTA: Jamais se aventure com receitas caseiras ou retiradas diretamente da Internet. Seu pet é um ser vivo e precisa da avaliação de um especialista.

photo-1518288774672-b94e808873ff.jpeg

kevin-keith-1340482-unsplash.jpg

COLEIRA E GUIA

O uso de coleira e guia é obrigatório conforme a Lei Municipal 13.131/01.  Por isso, ao passear seu cão nas ruas e locais públicos, garanta que ele esteja devidamente equipado para ser conduzido. Isso garante a segurança do animal e das pessoas.

Além disso, nunca deixe seu animal sair de casa sozinho. Há risco de atropelamento, maus-tratos, brigas, além de contrair doenças.

DICA: No caso dos gatos, atenção redobrada. Aqueles que passeiam sem supervisão podem causar sérios impactos ao meio ambiente ao caçarem diversas espécies de animais silvestres.


VACINAÇÃO

A vacina contra a Raiva deve ser aplicada obrigatoriamente, anualmente,de acordo com a Lei Municipal 13.131/01.

Essa vacina é distribuída gratuitamente nas campanhas que a Prefeitura leva aos bairros ou nos postos permanentes dasUnidades de Vigilância em Saúde e na Divisão de Vigilância de Zoonoses).

Existem ainda outras vacinas que protegem o animal contra diversas doenças. Entre elas estão a cinomose e a parvovirose em cães, e leucemia em gatos.

vacinacao-cachorro.jpg

 

MUTILAÇÃO ESTÉTICA

Aceite seu animal como ele é. O corte de orelhas, cauda, cordas vocais ou remoção de garras são crimes previstos na Lei Federal 9.605/98. Esse tipo de mutilação interfere drasticamente no comportamental do animal, prejudicando seu bem-estar.

DICA: Evite o uso de acessórios como laços, fitas, elásticos, gravatas etc. Esses itens não foram feitos para animais e podem causar reações alérgicas, ou até mesmo engasgos e danos gástricos, no caso de serem ingeridos.

 

VISITA AO VETERINÁRIO

Leve seu cão ou gato ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para acompanhamento, orientação, e principalmente vacinação.

DICA: Não neglicencie a saúde e bem estar de seu pet. Ao sinal de qualquer anomalia de comportamento ou saúde, leve-o para atendimento em um hospital ou consultório veterinário.

gato-veterinario.jpg

anusha-barwa-428445-unsplash.jpg

Há milhares de cães e gatos precisando de adoção.

Então, não compre, adote!

TELEFONES ÚTEIS

DENÚNCIA DE MAUS-TRATOS OU ABANDONO:

LIGUE 156 OU 0800 600 6428

OU ACESSE www.ssp.sp.gov.br/depa

EM CASO DE FLAGRANTE, DISQUE 190 (POLÍCIA MILITAR)

SERVIÇOS DA PREFEITURA PARA ANIMAIS:

(11) 3397-8900

Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ)

Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS)