SÃO PAULO GANHA CASTRAMÓVEL, SERVIÇO ITINERANTE DE ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS

Lívia Marra - BLOG BOM PRA CACHORRO

O Castramóvel, serviço itinerante de esterilização de animais domésticos, foi lançado nesta quarta-feira (21) em São Paulo, para atender regiões mais carentes da cidade.

São cinco unidades equipadas com centro cirúrgico, que atuarão principalmente nas regiões norte, sul e leste, segundo a prefeitura. O procedimento deve beneficiar moradores de bairros distantes das clínicas conveniadas que realizam o procedimento.

O serviço foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do vereador Xexéu Tripoli (PV), que disponibilizou R$ 2 milhões. A estimativa é que o programa resulte em 24 mil castrações no município.

“Os castramóveis são ferramentas auxiliares importantes para o controle populacional de cães e gatos. A castração, as campanhas de doação, e o Registro Geral Animal fazem um tripé para que futuramente possamos diminuir ou acabar com os animais abandonados na cidade”, afirma Xexéu Tripoli.

Analy Xavier, coordenadora da COSAP, vereador Xexéu Tripoli e prefeito Bruno Covas visitam uma das unidades de castramóvel, ação realizada com emenda parlamentar.

Analy Xavier, coordenadora da COSAP, vereador Xexéu Tripoli e prefeito Bruno Covas visitam uma das unidades de castramóvel, ação realizada com emenda parlamentar.

Os R$ 2 milhões podem ser executados até junho do ano que vem. Segundo sua assessoria, o vereador diz que que fará nova emenda, no mesmo valor, para continuar o serviço após o término desse primeiro ano.

A Secretaria Municipal de Saúde tem contrato com cinco entidades para o trabalho: Acona (Associação de Controle de Natalidade Animal), Ampara (Associação Mulheres Protetoras de Animais Abandonados e Rejeitados), Clínica Veterinária Estimakão, ONG Recanto dos Fofinhos e Patas de Ouro Comércio de Produtos Veterinários, que são os responsáveis por disponibilizar os veículos credenciados, mão de obra, manutenção e funcionamento dos equipamentos.

Além da cirurgia, também estão previstos serviços de identificação dos animais com microchip e a emissão do RGA (Registro Geral Animal).

“Serão cinco unidades, que irão percorrer todos os cantos da cidade, em especial os pontos mais periféricos, para que possamos ampliar o número de castrações anuais, de 95 mil para 120 mil animais, reduzindo a fila que temos hoje para este procedimento que em alguns bairros chega a seis meses de espera, além de diminuir o número de animais abandonados”, disse o prefeito Bruno Covas.

40ff6650-1ece-4ef3-b2ae-bf369ab0a0c4-2-768x576.jpg

COMO FUNCIONA

O serviço atende cães e gatos com idades entre 3 meses e 10 anos, cujos tutores morem na cidade de São Paulo.

Os responsáveis pelo Castramóvel farão a divulgação prévia das ações, com local, data e regras para inscrições.

O animal não precisa estar presente para agendar a cirurgia. Interessados devem comparecer um dia antes aos locais divulgados com CPF, RG, comprovante de residência atualizado em nome do tutor do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

Na ocasião do agendamento, o tutor receberá as orientações necessárias para o procedimento.

CONTROLE REPRODUTIVO

Segundo a prefeitura, a iniciativa reforça o Programa Permanente de Controle Reprodutivo, que desde 2001 já esterilizou mais de um milhão de animais entre cães e gatos no município.

O atendimento é feito em clínicas conveniadas ou nos mutirões realizados em áreas periféricas.

POR QUE CASTRAR?

castração ajuda a evitar doenças e a reduzir o abandono de animais.

O procedimento é simples, mas, como qualquer cirurgia, envolve riscos e precisa de um período de ‘repouso’ para a recuperação.

Castrado, o animal não pode se reproduzir. Nas fêmeas, significa ausência do cio, e, nos machos, diminuição do interesse pelas fêmeas.

A castração ajuda a reduzir doenças –como câncer de mama e problemas na próstata, segundo especialistas. Mas o cuidado com saúde dos bichinhos deve ser permanente.

( Divulgação/Gabinete Xexéu Tripoli)

LEIA NA ÍNTEGRA A MATÉRIA NO BLOG BOM PRA CACHORRO

https://bompracachorro.blogfolha.uol.com.br/2019/08/21/sao-paulo-ganha-castramovel-servico-itinerante-de-esterilizacao-de-caes-e-gatos/

CASTRAMOVEL+WHATSAPP.001.jpeg